Pisos para áreas de alto tráfego

28 de setembro de 2018 • Por: Portceramic Brasil

Áreas de alto tráfego de pessoas exigem cuidados especiais, sejam elas internas ou externas, neste caso sujeitas a intempéries. O quesito segurança é o que mais chama a atenção, mas não é o único aspecto a ser considerado na hora de avaliar as vantagens de contar com um piso técnico industrial. Por isso, resolvemos falar um pouco sobre a importância de contar com um produto de qualidade comprovada e que tenha características capazes de resolver diversos problemas do dia a dia.

Como dissemos, ao tratar de áreas de alto tráfego a primeira preocupação normalmente está voltada à segurança. Seja em ambientes internos de indústrias e comércios ou mesmo em áreas externas, é necessário garantir que quem circule por esses locais possa fazê-lo com o mínimo risco de sofrer um acidente.

 

Desenho especial garante segurança ao caminhar

E é justamente aí que encontramos a primeira vantagem de contar com um piso técnico industrial em áreas de alto tráfego de pessoas. O porcelanato técnico extrudado, por exemplo, é desenvolvido com um desenho especial para a face do produto. São pequenas áreas côncavas (semicírculos) que formam uma espécie de ventosa quando em contato com a sola dos calçados.

Isso proporciona a característica antiderrapante ao piso industrial, minimizando os riscos de uma pessoa escorregar e chegar a cair, o que poderia causar sérios problemas como escoriações e lesões. No ramo do emprego, além do risco da gravidade da contusão ao trabalhador, agrega-se o problema de um eventual afastamento das atividades, refletindo na produção.

Em áreas de alto tráfego abertas ao público, isso pode render ainda ações judiciais com pedidos de indenização.

 

Comprovado em áreas de frequente inundação

Vale destacar ainda dois aspectos deste quesito “antiderrapante” que valoriza o piso técnico industrial, em especial o porcelanato técnico extrudado. O primeiro deles é o fato de que sua capacidade de evitar o deslizamento inesperado e as possíveis quedas é comprovada mesmo em áreas de frequente inundação, como ocorre com a indústria cervejeira, por exemplo.

O ambiente das cervejarias, independente do tamanho fábrica, é propício para avaliar essa característica antiderrapante. O chão desse tipo de indústria costuma estar em constante contato com líquidos em grande quantidade. Quando um piso técnico é aprovado neste ambiente, normalmente consegue ser validado para uso nos demais que sofrem com a ação constante da água.

 

Limpeza não fica comprometida

O segundo aspecto a ser destacado diz respeito à limpeza do piso técnico industrial indicado para essas áreas de alto tráfego. O fato de sua característica antiderrapante não estar relacionada à aspereza do material – como é comum acontecer nos pisos comuns – faz com que ao mesmo tempo que é seguro, o porcelanato técnico extrudado Keratec ou o revestimento cerâmico sextavado HexaPortLine seja também fácil de limpar.

Esse é outro fator importante em áreas de alto tráfego de pessoas. Imagine, por exemplo, um ambiente comercial como o de um shopping center ou de um supermercado. A circulação de pessoas por estes ambientes é grande e esse público, é claro, exige além de um lugar seguro para transitar, que o ambiente esteja sempre limpo. Quando se consegue reunir os dois aspectos em um mesmo produto, só há vantagens para o empreendedor.

 

Piso é resistente a agentes corrosivos

E já que estamos falando em áreas de alto tráfego de pessoas, devemos lembrar que esse tipo de ambiente fica sujeito também ao derramamento dos mais variados tipos de produtos. No caso de supermercados, isso varia desde um iogurte, que contém em seus ingredientes o extremamente corrosivo ácido láctico (embora muitos não saibam dessa propriedade) até produtos ácidos e que podem comprometer a vida útil do piso, como rejunte e argamassa.

Um piso técnico industrial de qualidade comprovada precisa assegurar por meio de suas características de fabricação que isso não ocorra. Tanto o porcelanato técnico extrudado Keratec como o revestimento cerâmico sextavado HexaPortLine possuem essas propriedades, originadas de sua composição à base de matéria-prima de reduzida granulometria. Ou seja, eles são compostos por grãos minúsculos, que atribuem ao produto final a capacidade de baixíssima absorção de líquidos.

Como praticamente não há absorção, os materiais que caem sobre esses pisos técnicos industriais não penetram e, consequentemente, não corroem e tampouco provocam manchas, garantindo um aspecto de novo ao piso por muito mais tempo que os pisos comuns.

 

Sem umidade, higiene ganha um reforço

Ainda sobre a praticamente inexistente absorção de líquidos, esse fato confere ao piso técnico industrial indicado para áreas de alto tráfego de pessoas uma outra característica de considerável relevância. Sem a retenção de água e outros líquidos, não há acúmulo de umidade. Consequentemente também não há a proliferação de fungos e bactérias.

Assim, tanto o Keratec como o HexaPortLine carregam em seu DNA funções antibacteriana e fungicida. Em ambientes nos quais se trabalha com alimentos, por exemplo, esse é um aspecto a ser considerado. Além de supermercados e shoppings (com suas áreas de alimentação), como mencionamos, as cozinhas industriais também têm indicação para a aplicação deste tipo de piso. O alto tráfego de pessoas pelo ambiente é uma constante, assim como a necessidade de mantê-lo constantemente higienizado.

 

Capaz de suportar grande pressão mecânica

Por fim, vale destacar ainda uma característica própria do piso técnico industrial, seja ele o revestimento cerâmico extrudado Keratec ou mesmo o revestimento cerâmico sextavado HexaPortLine. Ambos apresentam grande resistência à pressão mecânica. Seja em áreas de alto tráfego de pessoas ou mesmo de maquinário, ambos apresentam resultados notáveis.

A composição de ambos, a base de uma massa muito mais densa que a dos pisos comuns, confere a esse tipo de piso industrial a característica de ser altamente resistente. Diferente dos pisos comuns, o piso técnico lida bem com as altas cargas às quais é submetido sem sofrer com trincas ou quebras, que quando ocorrem, além de proporcionar problemas de design, oferecem ainda riscos a quem transita pelo ambiente e com infiltrações de agentes químicos pelas trincas.

 

As vantagens de um piso para áreas de alto tráfego

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre a vantagem de aplicar um piso técnico industrial em áreas de alto tráfego de pessoas, vamos recordar quatro dos principais aspectos deste produto:

  1. Antiderrapante: oferece segurança a quem trabalha ou consome;
  2. Fácil de limpar: não é áspero, o que facilita a limpeza;
  3. Durável: resistente à corrosão por agentes químicos;
  4. Resistente: suporta grande pressão mecânica.

áreas de alto tráfego