Piso tátil Kerabraille: tecnologia em prol de quem precisa

28 de novembro de 2019 • Por: Portceramic Brasil

A Portceramic comercializa revestimentos produzidos com o melhor da tecnologia mundial. Soluções de alta performance que têm o intuito de facilitar a vida das pessoas ao circularem por ambientes comerciais e industriais. O carro-chefe da empresa, KERATEC, conhecido por ser o primeiro e único porcelanato técnico extrudado do mercado, foi além. Utilizando sua avançada tecnologia para criar um piso tátil, especialmente pensado para atender às necessidades de deficientes visuais.

O que é o Kerabraille?

Trata-se de um complemento tátil para o pavimento, que permite a criação de um sistema de orientação prática para deficientes visuais e pessoas com baixa visão enquanto caminham. 

Piso tátil Kerabraille aplicado nos centros urbanos.

Piso tátil Kerabraille aplicado nos centros urbanos.

O que motivou a criação do piso tátil?

A marca KERATEC tem como princípio contribuir para a melhor qualidade de vida das pessoas, investigando e desenvolvendo designs exclusivos. Assim foi criado o Kerabraille, para tornar edifícios, espaços públicos e interfaces de transporte mais acessíveis a todos.

Como funciona a tecnologia?

A solução conta com um conjunto de relevos que foram cientificamente estudados e são amplamente utilizados em diferentes propostas pelo mundo. Seu sistema tátil corresponde a informações objetivas e a coordenadas que levam os deficientes visuais em segurança para qualquer lugar da cidade e/ou estabelecimento. O Kerabraille segue todas as normas brasileiras de acessibilidade em edificações (ABNT NBR 9050).

O piso tátil Kerabraille auxilia deficientes visuais a transitar por espaços.

O piso tátil Kerabraille auxilia deficientes visuais a transitar por espaços.

Como é o produto?

O piso tátil Kerabraille está disponível no tamanho 20 x 20 cm, além de duas variações de cores (amarelo ouro e cinza claro). Possui quatro padrões de relevo chamados “caution line” (linha de cuidado), “guide line” (linha guia), “change of direction” (mudança de direção) e “safety line” (linha de segurança), podendo ser inseridos em diferentes projetos.

Os pisos cinzas, com linhas guias, têm o intuito de direcionar o trajeto.

Já o piso de bolinhas, na cor amarela, tem o intuito de alertar. Costuma ser instalado no início e término de escadas, na entrada de elevadores, entre outros obstáculos.

É importante que contrastem com o piso comum do ambiente para auxiliar aqueles com baixa visão.

O piso tátil integra soluções para tráfego pesado

A marca KERATEC possui uma série de soluções adequadas a espaços com um intenso fluxo de pessoas, equipamentos, maquinários e automóveis. Por essa razão, é considerada uma proposta imbatível para espaços como estacionamentos, supermercados, laboratórios, indústrias, entre outros.

O piso tátil Kerabraille pode ser aplicado desde indústrias, comércios a centros urbanos.

O piso tátil Kerabraille pode ser aplicado desde indústrias, comércios a centros urbanos.

Leia também: quatro tipos de resistência do Keratec

Que tal elevar o nível de qualidade do seu projeto, incorporando as soluções do Keratec? Além do Kerabraille, que garante a acessibilidade, todos os revestimentos da marca oferecem estes benefícios:

Segurança, por ser antiderrapante

Limpeza, por não manchar, nem incrustar sujeiras

Higiene, por ter ação antibacteriana e germicida

Praticidade, por ser fácil e rápido de instalar

Durabilidade, por ser altamente resistente

Ficou interessado em saber mais? 

Agende uma reunião, sem compromisso, com a nossa equipe comercial e conheça mais detalhes sobre os produtos KERATEC.