7 segmentos que devem utilizar piso industrial

13 de julho de 2018 • Por: Portceramic Brasil

Diferente de quando se constrói uma casa, na qual se aplica pisos comuns, as edificações de maior porte e destinadas à passagem ou permanência de muitas pessoas ao longo dos dias precisam receber um tratamento especial em sua infraestrutura. Especialmente o pavimento, que merece muita atenção. Para esse tipo de construção, o indicado é usar piso industrial e, para melhores resultados, algo mais específico, como é o caso do porcelanato técnico extrudado ou revestimento cerâmico técnico extrudado.

Resolvemos aqui enumerar alguns segmentos nos quais a aplicação do piso industrial é recomendado para que você tenha uma noção da importância desse material e também porque ele é o mais indicado em cada uma dessas situações.

 

  1. Cervejarias

Quem trabalha ou ao menos já visitou uma cervejaria sabe que o pavimento desse tipo de indústria possui uma peculiaridade: ele permanece praticamente todo o tempo inundado, ou seja, com muito líquido. Isso se dá em função de diversas situações, mas as principais delas são o fato de que o produto em si é líquido e que uma de suas matérias-primas é a água.

Neste caso, o piso industrial soluciona um problema relacionado à segurança. A produção complexa e constante requer grande movimentação de pessoas. Por isso, é preciso contar com um piso que seja antiderrapante, evitando assim acidentes com os colaboradores, fornecedores e visitantes.

Em especial o porcelanato técnico extrudado ou revestimento cerâmico técnico extrudado possui a característica de não permitir que se escorregue ao caminhar por sobre ele. Isso se dá em função da superfície antiderrapante que, em contato com a sola do sapato, aumenta a aderência.

 

  1. Supermercados

Já os supermercados têm se tornado ao longo dos últimos anos mais do que um local apenas para a compra de alimentos. O aumento da diversidade de produtos e até mesmo o fato de que alguns oferecem serviços como lotéricas e lojas satélites (como de bijuterias, perfumes e outros) têm levado cada vez mais pessoas a esses locais.

O fluxo intenso de público e também de equipamentos, como carrinhos de compra e empilhadeiras, criam a necessidade de que o piso utilizado nesses locais seja de alta resistência. Mais uma vez, o piso industrial surge como a solução ideal para aumentar a durabilidade e suportar a grande carga sobre ele.

Novamente o porcelanato técnico extrudado ou revestimento técnico extrudado aparece como a melhor indicação. Esse tipo de material é produzido com matéria-prima de “reduzida granulometria” e é conformado por extrusão. Esse método, que força a passagem do material por um orifício, o faz ser menos poroso e, por consequência, mais resistente química e mecanicamente, ou seja, suporta altas cargas químicas e mecânicas por compressão.

 

  1. Cozinha industrial

Quando se trata de uma cozinha industrial, tão importante quanto o sabor dos alimentos que são ali produzidos é a limpeza desse ambiente. Mais do que por questões legais, a higiene desse tipo de ambiente deve ser uma exigência natural, tanto de quem produz como de quem consome a produção.

Neste caso, escolher um piso industrial do tipo porcelanato técnico extrudado ou revestimento técnico extrudado, além de reunir as características de resistência, vista no segmento de supermercados, e de antiderrapagem, explicada no item relacionado a cervejarias, agrega a facilidade de limpeza.

Acontece que a característica antiderrapante desse tipo de piso, diferente de outros comuns, não está na aspereza aplicada na face do produto, mas sim no desenho que é feito durante a fabricação. Pequenas áreas côncavas denominadas drenantes mantêm o caminhar sobre ele estável mesmo em áreas inundadas e, ao mesmo tempo, não prejudica o processo de limpeza.

 

  1. Laboratórios

O ambiente dos laboratórios, como os de análises clínicas por exemplo, exige higiene total. Qualquer microrganismo que seja trazido pela sujeira que se acumula nos cantos do piso se torna um grande problema neste ambiente. Investir em um piso industrial, precisamente no porcelanato técnico extrudado ou revestimento técnico extrudado, resolve essa situação.

Acontece que se a extrusão for feita em um processo plano, as peças podem ser produzidas com rodapés côncavos e cantos internos ou externos. Com essa forma, a limpeza é facilitada e, da mesma forma, se impede processos de contaminação do ambiente por agentes externos que sejam trazidos pelo vento junto com a poeira ou mesmo pela sola dos sapatos de quem transita por ali.

 

  1. Hospitais

É de conhecimento popular que o ambiente em hospitais precisa estar livre de germes e bactérias. A presença desses microrganismos é capaz de provocar sérios problemas no ambiente em que muitas pessoas estão com a saúde abalada. É justamente aí que entra o piso industrial, mais especificamente o porcelanato técnico extrudado ou revestimento técnico extrudado.

O material fabricado a partir da extrusão absorve uma quantidade mínima de água em função da forma como é confeccionado. Como mencionamos acima, esse tipo de piso industrial é pouco poroso e, assim, não retém quantidade de água capaz de permitir a proliferação de germes ou bactérias. Desta forma, ele pode ser considerado um produto com funções germicida e antibacteriana.

 

  1. Indústria química

A indústria química, por sua vez, encontra no piso industrial um aliado por diversos fatores, seja a segurança, resistência ou limpeza. Mas uma particularidade do porcelanato técnico extrudado ou revestimento técnico extrudado chama a atenção de quem atua neste segmento.

O piso industrial fabricado sob extrusão possui a característica de impermeabilidade que faz com que ele não sofra com manchas originadas de produtos com os quais trabalha no dia a dia, tampouco sofra com a ação de produtos abrasivos. O piso continua com o aspecto de novo por muito mais tempo.

 

  1. Indústria de laticínios

Para a indústria de laticínios, o piso industrial também recebe indicação. No caso do porcelanato técnico extrudado ou revestimento técnico extrudado, o objetivo é enfrentar os danos causados pelo ácido láctico. Embora nem todos saibam, esse composto orgânico de função mista é tão forte que chega a ser capaz de corroer rejuntes do pavimento quando é derramado e entra em processo de fermentação.

O porcelanato técnico extrudado ou revestimento técnico extrudado, que por seu método de fabricação nos permite ter peças sem diferença de formato e tamanho, possui como característica a similaridade dessas peças. Isso faz toda a diferença na hora de assentar o piso industrial, com redução no espaçamento entre as peças e, por consequência, na quantidade de rejunte a ser empregado nas juntas no serviço. Menos dinheiro gasto e, no caso dos laticínios, área menor para sofrer com a ação do ácido láctico.

 

Outros segmentos com indicação de uso do piso industrial

Pronto. Aqui estão algumas das áreas com aplicação indicada de piso industrial. O porcelanato técnico extrudado ou revestimento técnico extrudado, contudo, também pode ser assentado em outros segmentos proporcionando vantagens semelhantes às apresentadas até aqui.

Engarrafadoras e frigoríficos podem se beneficiar da característica antiderrapante, assim como as indústrias de galvanoplastia e siderúrgicas podem contar com a resistência de um piso capaz de suportar o peso de suas máquinas, assim como as refinarias. O alto fluxo de pessoas por shoppings, refeitórios, agências de automóveis e escolas também requer a aplicação de um piso cerâmico extrudado industrial de qualidade.

 

piso industrial