Antiderrapância: diferencial do porcelanato técnico extrudado

2 de maio de 2019 • Por: Portceramic Brasil

Quando o assunto são as áreas de alto tráfego, a antiderrapância é a preocupação primordial das empresas. Seja nos ambientes internos ou externos, é preciso minimizar os riscos de sofrer um acidente. Desta forma, evita-se problemas com contusão de trabalhadores, como afastamentos, paradas na produção e ações judiciais.

Para auxiliar o comércio e a indústria no quesito segurança, a Portceramic traz o porcelanato técnico extrudado KERATEC. Entre outras características de alta performance, ele oferece máxima resistência ao escorregamento.

  • Como se dá este diferencial?

A resistência ao escorregamento, popularmente chamada de “antiderrapância”, atesta a segurança do usuário ao caminhar por uma superfície, especialmente na presença de água ou outras substâncias, assim como em superfícies de aclive ou declive.

O coeficiente de atrito dinâmico é o parâmetro para mensurar o índice de escorregamento  — maior atrito, menor escorregamento (NBR 13818-N). No entanto, quanto maior o coeficiente de atrito, mais áspera é a superfície e maior é a dificuldade de limpar. Assim, o índice 1 parece ótimo se considerado isoladamente, mas quando é necessário unir resistência ao escorregamento com a facilidade de limpar, o ideal é ficar entre os limites de segurança.

  • Qual é o coeficiente de atrito do produto?

O KERATEC se destaca por atender locais que demandam resistência ao escorregamento, conforme é recomendado por ISOS, laudos e ensaios nacionais e internacionais. O índice ideal varia de 0,4 a 0,7. Por sua vez, o KERATEC marca 0,7 em pista seca e 0,6 em pista molhada, promovendo segurança às pessoas até em áreas inundadas.

  • Isso interfere na limpabilidade?

Diferente dos pisos comuns, que usam da aspereza para promover segurança, o porcelanato técnico extrudado possui pequenas áreas côncavas que atuam como ventosas e garantem maior aderência à sola dos pés ou calçados, minimizando as chances de escorregar. Este desenho especial na face do piso não causa nenhum transtorno na hora de limpar!

  • Quais segmentos se beneficiam?

Diversos segmentos da indústria e do comércio podem se beneficiar com as características de alta performance do porcelanato técnico extrudado. São elas: antiderrapância, resistência a impactos, ótima limpabilidade, ação antibacteriana, entre outras. Entre as empresas atendidas pela Portceramic, há grandes nomes como Nestlé, Ambev, JBS e Unimed.

 

Deseja conhecer de perto o porcelanato técnico extrudado KERATEC e descobrir todas as vantagens que tornam a solução tão inovadora?
Agende uma reunião com a equipe da Portceramic e leve o melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.