Revestimentos cerâmicos em fachadas

5 de julho de 2019 • Por: Portceramic Brasil

O Brasil está entre os cinco países que mais consomem revestimentos cerâmicos — gosto herdado pelos povos portugueses — além de ser um dos maiores produtores mundiais do setor. 

Se antes a cerâmica era considerada “pouco nobre”, hoje surpreende com revestimentos de alto desempenho técnico e estética sofisticada, podendo ser utilizada em diversos ambientes e até nas fachadas.

Conheça a seguir algumas das especificações que tornam o revestimento cerâmico tão versátil e requisitado nos projetos arquitetônicos atuais das fachadas.

Resistência a manchas

Um dos critérios da norma NBR 13817/1997 para classificar os revestimentos cerâmicos adequados às fachadas é a resistência a manchas e ataques químicos. Devido ao processo de extrusão, o porcelanato técnico da Portceramic não absorve as substâncias que entram em contato e, por isso, não mancha sua superfície. Vale ressaltar que este é o único produto extrudado do mercado com Certificado de Antipichação, apresentando plena limpabilidade comprovada por laudos e ensaios.

Confira nosso teste de limpabilidade e surpreenda-se.

Baixa porosidade

Outro fator que faz este tipo de revestimento tão requisitado nos projetos arquitetônicos é sua baixa porosidade. A norma citada acima avalia a absorção de água e considera que cerâmicas porosas apresentam índice de absorção maior que 10%. No caso, os porcelanatos possuem um índice de absorção próximo a zero! Isso significa que o material é extremamente resistente a rupturas, chuvas ácidas e ao gelo. 

Resistência à abrasão

A norma NBR 13817/1997 também analisa e classifica a resistência à abrasão do revestimento, assim como sua melhor utilização. Por ficarem muito expostas, as fachadas necessitam de um revestimento altamente resistente ao desgaste.

No quesito resistência, o porcelanato produzido por extrusão se destaca do porcelanato produzido por prensagem, garantindo alta durabilidade.

Portceramic pelo mundo

 

  • Edifício Residencial – Portugal

Residencial em Ílhavo - Portugal

Como dito no início do texto, os portugueses apreciam muito os revestimentos cerâmicos. Ainda mais como o porcelanato técnico extrudado da Portceramic que oferece uma série de benefícios.

Na foto, a fachada do edifício residencial localizado na cidade de Ílhavo em Portugal. 

  • Tribunal de Justiça do Trabalho – Guatemala

Tribunal de Justiça - Guatemala

O tribunal de justiça do trabalho, localizado na Cidade de Guatemala, apostou no porcelanato técnico extrudado. O resultado é uma fachada imponente, que se destaca em meio à paisagem urbana. 

  • Residencial Parigi – Campinas

Residencial Parigi - Campinas/SP

No interior de São Paulo, o condomínio residencial Parigi, localizado no Cambuí em Campinas, não chama a atenção dos moradores e visitantes apenas pelo tamanho e toda a estrutura, mas também pela belíssima fachada, revestida com o porcelanato técnico extrudado.

 

Está pensando em investir numa fachada com revestimento cerâmico?

Agende uma reunião com nossa equipe e comprove a qualidade diferenciada que nosso produto oferece!