Keratec, o piso de alta performance sustentável

5 de junho de 2019 • Por: Portceramic Brasil

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. E é impossível não pensar em nossa responsabilidade de oferecer produtos sustentáveis, manifestando nosso respeito pelas futuras gerações.

Por essa razão, temos muito orgulho de apresentar o KERATEC, nosso porcelanato técnico extrudado, como uma solução de alta performance que, entre seus inúmeros benefícios, é ecologicamente correto.

O porcelanato técnico extrudado KERATEC, comercializado pela Portceramic, passa pelo laboratório de monitorização ambiental do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro – CTCV, localizado em Portugal. Confira alguns importantes resultados dos testes realizados nos últimos anos:

Baixo índice de efluentes gasosos

Os efluentes gasosos são rejeitos gerados a partir das reações químicas nos processos industriais de combustão. O porcelanato técnico extrudado atende rígidos padrões, com baixíssima emissão de poluentes.

Após uma série de testes, foi observado que os poluentes do processo produtivo do KERATEC encontram-se abaixo dos limites legislados.

Monitorização trienal de fontes fixas

Após duas análises consecutivas, constatando que todos os poluentes envolvidos no processo produtivo estão abaixo do limiar mássico mínimo, a unidade de produção do KERATEC recebeu o benefício de atuar no regime de monitorização trienal, efetuada de três em três anos. Mérito da responsabilidade ambiental presente em cada processo.

Livre de compostos orgânicos voláteis

Os compostos orgânicos voláteis são componentes químicos presentes em diversos materiais sintéticos e naturais. Por possuírem alta pressão de vapor, se transformam em gases ao entrar em contato com a atmosfera.

Durante a fabricação do porcelanato extrudado, o revestimento cerâmico é queimado em temperaturas superiores a 1200 ºC. Devido à queima em temperaturas tão elevadas, todos os compostos orgânicos se decompõem e os gases resultantes são eliminados. Por essa razão, o KERATEC não apresenta emissões fugitivas de compostos orgânicos voláteis.

Preservação de recursos naturais

Conforme o mapa de resíduos da unidade produtiva do KERATEC, submetido à Agência Portuguesa do Ambiente – APA, não consta a utilização de óleos. A unidade não descarrega nenhuma substância em domínio hídrico e faz reciclagem de 100% da água tratada.

O KERATEC também possui o Certificado de Conformidade da ISO 14001:2012, cumprindo as diretrizes do Sistema de Gestão Ambiental da Associação Portuguesa de Certificação – APCER.

Se você busca um revestimento de alta qualidade e durabilidade, mas também se preocupa com a responsabilidade ambiental, entre em contato. Teremos muito prazer em apresentar mais detalhes deste incrível produto.

É válido lembrar que a sustentabilidade precisa fazer parte da nossa vida em todos os momentos. Boas práticas como economizar água e energia, separar o lixo e reciclar materiais são importantes passos para um mundo melhor. Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente com consciência acima de tudo!