Escolhendo piso para microcervejaria

25 de julho de 2018 • Por: Portceramic Brasil

Um dos setores em ascensão no atual cenário econômico do Brasil é o de cervejarias. Nos últimos três anos, dobrou o número de empreendimentos no setor, o que teve relação direta na geração de empregos e devolveu o segmento ao patamar que tinha antes da recente recessão enfrentada pelo país. Com tanta gente disposta a investir em novas cervejarias, especialmente as artesanais, é preciso critério em todo o processo. E na montagem do espaço escolhido para abrigar o maquinário não é diferente. Por isso, resolvemos dar dicas que merecem ser levadas em consideração na hora de escolher o piso para microcervejaria.

Quem está interessado em iniciar um negócio no segmento já tem uma boa noção do que o espera. Além de uma formulação que agrade o paladar do consumidor, é preciso se preocupar em deixar o ambiente propício para produzir e armazenar o produto de forma correta. Aí entra a primeira dica para quem está iniciando o processo.

 

#1 A resistência é essencial no piso para microcervejaria

Se você vai investir no ramo cervejeiro, precisa estar ciente de que vai lidar com uma estrutura física pesada, especialmente com os tonéis onde se pretende armazenar o produto. Os tonéis são recipientes que vão sobrecarregar o piso com seu peso. Daí a necessidade de contar com um material que seja capaz de suportar a carga sem sofrer com o desgaste mecânico e, consequentemente, provocar a substituição precoce.

A melhor indicação de piso para microcervejaria, neste caso, é confiar no porcelanato técnico extrudado ou cerâmica técnica extrudada. Esse tipo de material possui nível de resistência superior ao dos pisos comuns em função da forma como é produzido. No processo de extrusão, a matéria-prima é forçada por um orifício para ganhar a forma desejada.

Como no caso do piso técnico extrudado se tratar de um produto homogêneo e densamente vitrificado, sua resistência é muito superior à dos pisos comuns. Isso é fruto do processo de reduzida granulometria que esses materiais utilizam em sua fabricação. Vale destacar que essa resistência não se limita à estrutura fixa, mas também a equipamentos que se deslocam pela fábrica sobre o piso técnico.

 

#2 Previna-se contra as manchas

Quem já investiu ou pretende investir na construção ou mesmo reforma de um espaço para abrir sua cervejaria espera que o aspecto bonito, com aparência de novo, dure por muito tempo. Neste caso, fuja dos pisos comuns. O porcelanato técnico extrudado ou cerâmica técnica extrudada oferece o benefício de ser à prova de produtos químicos.

Isso quer dizer que um produto derramado no piso técnico extrudado não será capaz de deixar manchas. E convenhamos que, se tratando da produção de cerveja, isso é bem possível de ocorrer. Pouco ou muita quantidade. Não importa. O porcelanato técnico extrudado vai aparecer como a solução ideal de piso para microcervejaria neste aspecto.

 

#3 Tenha a certeza de que a produção e transporte interno estejam seguros

Baseado no item anterior, é fácil imaginar que o chão de uma cervejaria seja um ambiente constantemente tomado por líquidos, seja a água – uma de suas matérias-primas – ou mesmo a cerveja depois de pronta. Isso pode se tornar um grande problema no quesito segurança, uma vez que os colaboradores que trabalham na produção ou transporte interno da carga, assim como outros que necessitam transitar pelas áreas inundadas, estarão sujeitos ao risco de escorregar e cair.

Neste caso, mais uma vez o piso para microcervejaria tido como ideal é o porcelanato técnico extrudado ou cerâmica técnica extrudada. Acontece que esse tipo de material reúne características próprias de sua fabricação que o tornam antiderrapante. Mas é importante frisar que isso se dá com tecnologia, ao contrário dos pisos comuns que para contarem com tal propriedade precisam ser ásperos, difíceis de limpar e, muitas vezes, possuem um design limitado e pouco atraente.

No caso do piso para microcervejaria em questão, quando se opta pelo porcelanato técnico extrudado ou cerâmica técnica extrudada, se leva a garantia de que a superfície antiderrapante a partir de desenhos aplicados na face do produto vai fornecer a segurança necessária para quem caminhar no chão de fábrica.

Como não recorre à simplicidade da aspereza para ser antiderrapante, o piso para microcervejaria mais indicado também é de fácil limpeza. Isso é essencial para manter o aspecto de novo por muito mais tempo.

 

#4 Higiene é essencial para quem produz no ramo alimentício

Não dá para descuidar da higiene na sua produção. Por isso, na hora de escolher o piso para microcervejaria que você vai usar na construção ou reforma, tenha em mente que o porcelanato técnico extrudado ou cerâmica técnica extrudada possui a característica de ser antibacteriano. Isso mesmo!

Acontece que esse tipo de piso técnico, como dissemos, é feito a partir de material de reduzida granulometria que, por sua vez, resulta em uma massa muito mais homogênea e bem menos porosa que os pisos comuns. Isso se reflete na absorção de água e umidade, que é mínima no porcelanato técnico extrudado ou cerâmica técnica extrudada.

Sem umidade, não há proliferação de fungos ou bactérias pelo chão de fábrica e, consequentemente, também não há risco de algum problema chegar ao seu produto. Ao menos, não a partir do piso.

 

#5 Opte por um material de fácil aplicação

Tempo é dinheiro. Essa é uma expressão muito usada e conhecida por praticamente todo mundo. Não é diferente quando se trata de uma obra. Por isso, ao escolher o piso para microcervejaria ideal, considere que a aquisição de um piso que seja de fácil aplicação vai agilizar o resultado final.

O mercado já oferece opção de produtos em diferentes formatos que são grandes atrativos como piso para microcervejaria. Fabricados a partir do processo de extrusão, possuem acabamento refinado e peças idênticas, algo que só pode ser obtido pelo método de confecção escolhido.

Isso, além de facilitar a instalação do piso, também vai refletir de forma positiva na quantidade de rejunte utilizado. Como as peças são simétricas, o rejuntamento pode ser feito com um espaço mínimo entre uma peça e outra. Assim, gasta-se menos com o produto aplicado entre os pisos.

 

#6 Beleza é essencial e não se deve abrir mão

Não é por se tratar de chão de fábrica que o piso não precisa ter uma aparência bonita, concordam? Pois bem, o porcelanato técnico extrudado ou cerâmica técnica extrudada tem como vantagem uma grande quantidade de cores.

Para obter essa vantagem, escolha um piso para microcervejaria que seja fabricado com a mais alta tecnologia, como é o caso do processo de extrusão. Isso vai garantir uniformidade, resistência e um aspecto de novo por muito mais tempo.

 

piso para microcervejaria