Porcelanato extrudado: qualidade e resistência

11 de outubro de 2018 • Por: Portceramic Brasil

Você já ouviu falar no processo de extrusão? E do emprego desta técnica na fabricação de pisos industriais? Sabia que esse tipo de manufatura é capaz de agregar algumas características que fazem com que o revestimento se torne mais resistente, impermeável e até mesmo que tenha ação fungicida? Pois bem, vamos então apresentar a você o porcelanato extrudado cerâmico da Portceramic, apontado como o melhor entre os produtos atualmente disponíveis no mercado.

Esse modelo de porcelanato extrudado tem se tornado o piso industrial preferido de novos empreendimentos e também na reforma de imóveis já existentes. Para entender o motivo é preciso explicar como esse material é confeccionado. O porcelanato extrudado técnico é fabricado, como o nome sugere, a partir do processo de extrusão.

Neste método, a matéria-prima é forçada por compressão a vácuo e expelida, extrudida através de uma ferramenta especialmente projetada para ganhar a forma desejada. Vale destacar que no caso do produto da Portceramic, o material usado na fabricação das peças é de reduzida granulometria.

 

Massa densa e homogênea

Reduzida granulometria significa que a matéria usada para dar forma ao porcelanato extrudado é quebrada em uma sequência de vezes até que se torne em pequenas partículas antes de ser iniciado o processo de fabricação. Com essa ação, ao ganhar forma sob intensa pressão, o piso industrial passa a ser composto por uma massa densa e homogênea, o que confere a ele uma série de vantagens que outros produtos similares (alguns técnicos, outros apenas denominados como tal) não oferecem.

Após ganhar forma, o porcelanato extrudado descansa por períodos pré-determinados em uma secadora técnica de alta performance, para extrair todo excesso de umidade e, em seguida, é levado ao forno e, sob alta temperatura (1.200 a 1250 graus centígrados) e, enfim, ganha características físico-químicas que fazem com que tenha elevada qualidade e indicação para ser utilizado em condições extremas, seja de peso, temperatura ou mesmo mobilidade.

Vale destacar ainda que este processo no qual o piso industrial da Portceramic é fabricado é desenvolvido em maquinário plano, o que permite por exemplo que as peças sejam confeccionadas com cortes que não seriam possíveis nos métodos tradicionais.

Na prática, o método plano permite, por exemplo, que se fabrique peças com cantos côncavos. Além disso, há simetria entre as peças, o que torna o assentamento mais fácil e valoriza o design do espaço.

 

Suporta carga intensa de peso

Sobre as características do porcelanato extrudado, algumas merecem ser destacadas justamente por se tratar de condições obtidas a partir do seu modo de confecção. A resistência é uma delas. Por ser composto de uma base homogênea e densa, como explicamos acima, o piso técnico industrial é muito mais resistente que os concorrentes oferecidos pelo mercado e, desta forma, é capaz de suportar uma carga muito mais intensa de peso.

Para quem trabalha com maquinário ou mesmo reservatórios com grande capacidade de carga de sólidos ou líquidos, como é o caso de cervejarias que armazenam seu produto em tonéis durante o processo de maturação, por exemplo, a resistência do piso é fundamental..

O porcelanato extrudado oferece essa resistência que não permite (*) o surgimento de trincas ou mesmo, nos casos extremos, a quebra da peça que está constantemente sob pressão. Mais do que assegurar a aparência do piso, isso reforça a segurança do equipamento e de quem o opera.

 

Indicado para locais de grande fluxo de pessoas

Ainda em função da característica de resistência, o porcelanato extrudado também recebe indicação para ser usado em áreas de grande fluxo de pessoas, como por exemplo supermercados e shopping centers. Vale destacar que nestes locais, o trânsito não se limita a pessoas a pé.

Por isso mesmo o piso precisa ser forte o suficiente também para suportar também a passagem constante de carrinhos de compra e de maquinário usado para transporte e acomodação de mercadorias, como as paleteiras e empilhadeiras.

 

Impermeabilidade garante ação fungicida

A densidade do porcelanato extrudado, fruto do processo de fabricação que explicamos acima, confere ao piso mais do que resistência. Sua massa uniforme faz com que esse tipo específico de piso industrial possua outra característica importante no que diz respeito à durabilidade do revestimento.

O porcelanato extrudado não permite que líquidos infiltrem na peça. Isso é ideal, em especial, para indústrias e laboratórios que trabalham com produtos químicos que seriam capazes de manchar pisos comuns, mas que não oferecem esse mesmo risco ao produto fabricado sob as normas seguidas pela Portceramic.

Além disso, a impermeabilidade do porcelanato extrudado evita ainda que haja acúmulo de umidade. E sem umidade não há também a formação de fungos, que normalmente são um problema grave para laboratórios, empresas do ramo medicinal e também para aquelas que têm como principal produto os gêneros alimentícios, como frigoríficos, açougues, mercados e cozinhas industriais.

Como não há proliferação de fungos, também não existe a propagação de bactérias, o que faz do porcelanato extrudado também um produto antibacteriano.

 

Seguro para caminhar, fácil para limpar

Além da resistência, o porcelanato extrudado reúne também na mesma peça características que são incompatíveis em pisos comuns. O revestimento cerâmico técnico da Portceramic é antiderrapante e, ao mesmo tempo, fácil de limpar. Como isso é possível? A resposta mais uma vez tem relação com o método construtivo.

Em vez de usar a aspereza – algo comum aos demais pisos – como fator antiderrapante, o porcelanato extrudado possui pequenas áreas côncavas em sua face que servem como ventosas em contato com a sola dos calçados e, assim, impedem que a pessoa escorregue.

Ao mesmo tempo, o piso conserva-se com a aparência lisa, sem ranhuras, o que facilita o processo de limpeza.

 

As vantagens do porcelanato extrudado

Você agora já sabe que o porcelanato extrudado tem origem em um processo chamado de extrusão e que, por isso, adquire uma capacidade de resistência superior a qualquer outro que se define como piso técnico. De quebra, agrega ainda outras características físico-químicas como impermeabilidade, aderência e fácil limpeza, além de ser fungicida e antibacteriano. Vantagens que você, certamente, não vai encontrar em produtos similares.

 

porcelanato extrudado